Fala, Ferreiros! Sei que estou meio sumido, mas é por um bom motivo. Estou tentando melhorar a aparência e a acessibilidade do site. Como vocês podem ver comprei o domínio .com.br. Isso tem um custo, claro! Ainda mais que sequer coloco propagandas, pois sei o quanto é chato isso nos sites. Quero tentar deixar o site o mais “limpo” possível para vocês, fiéis leitores! E sem custo algum! Como não vivo disso, e tenho vários afazeres, acabei deixando de lado um pouco as postagens para investir na imagem.
E chega de blá blá blá e vamos com um ótimo artigo com um material que muitos andam me pedindo! A técnica do vacuum de estômago, muito usada antigamente e pouca usada atualmente por causa dos estômagos dilatados. Antigamente víamos Boyer Coe (que não tinha um bom abdome mesmo), Frank Zane (ótimo abdome), Ed Corney, Robbie Robinson e vários outros da Golden era utilizando essa técnica, e isso me inspira. Tanto que tentei usar nas poses (não deu muito certo, mas vamos melhorar!). Admiro muito o fisiculturismo antigo e sei que aqui quem lê também! E vamos aprender um pouco! Depois em outra oportunidade comento e coloco mais imagens de Bodybuilders Old School executando a pose! Abraços!
Músculos superficiais e profundos do abdômen:
A região abdominal é composta de músculos internos e externos. Os externos são conhecidos como Reto Abdominal e Oblíquo Externo. O exercício abdominal reto causa a flexão do Reto Abdominal. Fazendo este exercício 1/3 de sua amplitude total, estimula-se inteiramente o Reto Abdominal. Quando o movimente ultrapassa esta zona, os flexores do quadril são estimulados. Seus oblíquos são estimulados com mais ênfase quando qualquer ação de giro é incorporada no movimento, como no abdominal com giro, onde o cotovelo encontra o joelho oposto.
Os reais músculos profundos do abdômen:
O Abdômen Transverso e a “Lombar Multifidus” são os músculos internos. Esses músculos são raramente discutidos, e muitas vezes negligenciados. Eles se encontram debaixo do Abdominal Reto e do Oblíquo Externo. Os músculos internos do abdômen suportam a postura e controlam a respiração profunda durante movimentos poderosos, como o agachamento. Eles são responsáveis pelo suporta das costas. Como são raramente estimulados, são geralmente fracos. Construindo uma forte parede abdominal interna, pode-se limitar e aliviar dores nas costas, criar uma seção mediana menos distendida e adicionar um poder explosivo no seu treino.
O Vacuum de Estômago – Como fazê-lo:
O vacuum de estômago é uma contração isométrica (deixar o músculo tenso sem movê-lo) do Abdômen Transverso. Um Abdômen Transverso forte pode criar uma “Manobra de Valsalva” (a poderosa expiração necessária para contrair um músculo durante um exercício intenso) mais forte. Este é um dos melhores exercícios que se pode fazer para encolher a linha da cintura em curto prazo. Muitos conseguem diminuir 5 a 10cm da seção mediana em aproximadamente 3 semanas. Ganha-se também, ao “construir” esta área do músculo abdominal , mais controle sobre seus abdomens e uma melhor assistência nos levantamentos explosivos. Vacuum de Estômago necessita de prática, mas é extremamente efetivo.
Para executar o Vacuum de Estômago fique de pé encostado na parede e coloque uma de suas mãos no meio de seus quadris, e expire completamente o ar de seus pulmões. Expanda o peito para frente, e traga o estômago o máximo possível para dentro, e segure. Visualiza tentando tocar o seu umbigo até a coluna. Uma contração isométrica de “X” segundos é uma repetição.
Uma vez que conseguir dominar a técnica, o Vacuum de Estômago pode ser praticado de pé, ajoelhado, sentado e deitado de barriga para baixo.
Como um adicional, pode-se usar o Vacuum de Estômago quando estiver fazendo seu trino regular de abdominais. Foque em “puxar para dentro” o Abdominal Transverso. Simplesmente “puxando para dentro” seu estômago o máximo que puder e flexionar os músculos da virilha, como se estivesse tentando parar o fluxo da urina.
Guia de Treino para Vacuum de Estômago:
Os dias de treino para Vacuum de Estômago são Segunda, Quarta e Sexta.
Semana 1 – 3 sets de 20 segundos
Semana 2 – 3 sets de 40 segundos
Semana 3 – 3 sets de 60 segundos
Fonte: http://ironpump.org/forum/showthread.php?p=46274#post46274
Mais conteúdo: http://www.bodybuilding.com/fun/ms-fit5.htm