Publicado: 17 de Setembro de 2013 em:

TORNANDO PRÁTICA A DIETA DO DIA-A-DIA

Com certeza você, como grande parte dos brasileiros, trabalha… E não é só isso! Como marombeiro(a) inteligente que é, estuda, faz faculdade, pós, cursinho, aula de culinária, corte e costura, o que for… Logo, você pensa: “Meu Deus, como vou seguir a dieta com essa rotina atribulada?”
Vimos várias dicas de acondicionamento e armazenamento no artigo anterior, até mesmo da preparação da comida; agora vou explorar como transportar a comida sem estragá-la e como acondiconá-la da melhor forma ao longo do seu dia, durante o batente:
Tupperware
Você já ouviu falar em tupperware? Não?! Tupperware é uma típica invenção americana: um simples pote de plástico que serve pra por comida ou qualquer outra porcaria e que pode ser congelado e aquecido no microondas, quer mais o quê? Como forma de marketingdo produto, as donas de casa na época pós-guerra inventaram de vender esses potes de porta em porta e nos chás de panela para ganhar um troquinho… Essa invenção é excelente para transportar comida. Observe as fotos de uma dieta baseada em seis refeições:
Os tupperwares podem ser encontrados em vários tamanhos, cores, formatos… Existem por aí até uns que têm até um reloginho com ponteiros de plástico para colocar a hora que você vai comer! Qualquer um segue uma dieta assim.
E agora você indaga: “Poxa, Gabriel… Que vergonha! Carregar marmita?”
Meu amigo, quem disse pra você que seria fácil? Tem outro jeito melhor? Me diga! Comer pastel na rodoviária? Vai lá campeão, dessa forma você vai se assemelhar ao tio motorista de ônibus, que não tem tempo pra comer e acaba com uma tremenda pança, pois, como todos sabem, fracionar refeições é o que adianta de verdade.
Além disso, ultimamente encontrei muita gente que também carrega o rango: colegas de academia, companheiros de trabalho e, inclusive, uma senhora grávida, que precisa seguir uma dieta para não ganhar muito peso e manter a saúde do bebê; portanto, sem frescura pra crescer/definir.
Outra questão: “Gabriel, vai estragar!!!!!” É aí que entra a segunda dica…
 
Cooler

 

Outro método excelente de acondiconamento são os chamados coolers. Os coolers, ou mochilas térmicas, bolsas térmicas, sacolas térmicas, podem ser encontrados em lojas de materiais hospitalares, de pesca, de camping, esportes e outras.
Existem recipientes térmicos de vários tamanhos, ou litros, como é chamada a medida, de várias marcas, tipos e de várias tecnologias. Eu prefiro uma bolsa térmica de 15 litros, de tamanho 32 x 23 x 21, ou seja, 32 cmde largura, 23 cmde altura e 21 cmnos cantos, pois, como ela pode acondicionar 3 vasilhas plásticas de tamanho médio, dá pra ser usada com perfeição.
Essa bolsa é revestida de um material térmico, poliuretano, polipropileno ou PVC laminado, sei lá… Materiais térmicos. Com isso, você irá proteger seus alimentos por até 6 horas, dependendo do material. Umas marcas dizem que protegem por até 12 horas, o que seria o suficiente, pelo menos para 6 refeições, se forem feitas de 2 em 2 horas.
Procure a loja que você achar melhor e converse com o vendedor sobre os produtos térmicos.
Tem gente que se vergonha de andar com isso, outras pessoas não. Eu, particularmente, carrego minha bolsa térmica dentro da mochila, que é de tamanho normal. Cabe com facilidade.
Deixe o aparato na geladeira, se tiver uma no local onde você estará, no carro, em um armário perto de você, onde você quiser, e, quando for a hora, vá para uma lanchonete, cantina, restaurante e mande bala! Existem pessoas que não fazem nem cerimônia, onde estiverem puxam o prato e mandam ver. Você pode colocar garfos de plástico dentro do tupperwarepara comer o que for preciso, somente lembre-se de deixar o alimento cortado, senão seu garfo, com certeza, estará em seu estômago!
Hoje em dia existem as “famosas” Six-Packs, bolsas com compartimentos específicos para comida, mas pelo preço no Brasil não compensa. Tente importar de sites como Bodybuilding.com, que pelo menos o preço fica em torno de $50.
Gelo em Gel

 

Para auxiliar o cooler na manutenção da temperatura, vale lembrar dos gelos em gel, ou reutilizáveis, como Fred bem citou. As duas formas não são tóxicas, não molham e substituem o gelo com perfeição. Com isso você poderá ficar mais tranqüilo ainda porque o seu rango não correrá riscos de estragar.
Zip Lock
Mais um truque… e esse é dos bons! Você tem UMA coqueteleira, bottle, squeeze, seja lá o que for, certo? Só uma, aquela que não fecha direito e vaza, que você adquiriu junto com aquele whey caro. Enfim, aquela que sempre te irrita quando você vai chacoalhar sua proteína. Por que UMA? Porque poucas pessoas andam com 3 ou 4 garrafas, isso não é prático e ainda por cima ocupa muito espaço em sua mochila e deixa tudo desorganizado, bagunçado… Além, é claro, do trabalho que você vai ter pra lavar tudo no fim do dia.
Enfim, para misturar ou bater o que for preciso dentro da sua coqueteleira, você pode se munir de um invento pouco conhecido, mais utilizado em propagandas de suplementos, na forma de suvenires ou brindes (sim, eles existem! Brindes de suplementos existem por aí, mas são distribuídos somente pros revendedores de suplementos, pras grandes lojas). Esses brindes usualmente são amostras pequenas, de uma só dose, na maioria das vezes, seja de BCAA´s, proteínas, Meal Replacement´s (por falar nisso, o próprio “Myoplex” utiliza esse aparato).
 
E o que é?  

É o chamado Zip Lock ou Zip Bag, um simples invólucro hermeticamente fechado, ou seja, um saco com um tipo de zíper, fecho. Simples? O preço é mais ou menos R$ 5,00 por umas 100 embalagens de tamanho exato para carregar uns 3 scoops dentro. Você pode encontrá-lo em lojas de embalagens ou distribuidoras.
Coloque sua albumina, seu whey protein, sua caseína, sua maltodextrina, seja lá que pó for (menos Ki-suco) nos saquinhos com a ajuda de um funil ou uma colher e feche. Quando for a hora, abra o saco, despeje na coqueteleira, chacoalhe e pronto! Você acondicionou seus suplementos sem precisar andar com um pote de 5kg na mochila, parecendo estar transportando uma cabeça degolada,  com uma mala ou mesmo com 3, 4, 5 coqueteleiras de 1litro.
Além disso, sua coqueteleira, que será utilizada apenas como refil, também poderá ser térmica!
 
Obs.: Na época que o artigo foi escrito ainda não existiam as “Smart Shakes”… Que podem ser um boa opção para transportar suplementos.
 
Como já disse em um artigo que escrevi anteriormente, citando a “Encyclopedia of Modern Bodybuilding”, Arnold Schwarzenegger lembra que, quando serviu o exército austríaco, dirigia tanques de guerra por até 12 horas consecutivas. Nessa peleja, transportava seu próprio rango, inclusive “suplementos” que ele mesmo inventava, com pastas preparadas de proteína, clara de ovo ralada e outros ingredientes. Quando trabalhou como peão de obra com Franco Columbo nos E.U.A, Schwarzy também utilizava o mesmo artifício para prosseguir com sua dieta e seus ganhos. Portanto, não há desculpas para não se alimentar corretamente. E essas dicas vão deixar tudo mais fácil.
0 0 vote
Article Rating

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, fisiculturista natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes ou doping pela WADA. Compete no Brasil e Estados Unidos. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas, inclusive premiados com o título 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos e musa 'Diva Fitness' em 2017 pela WBFF. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
most voted
newest oldest
Inline Feedbacks
View all comments
O estudo de uma crista.
10 anos atrás

Ótimo artigo!!! Parabéns, amor! Te amo!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x