Publicado: 21 de Dezembro de 2013 em:

Histórias de Arnold e Frank Zane

O Carvalho e O Ferro: Frank Zane fala sobre como era treinar com Arnold

Três vezes Mr. Olympia Frank Zane reflete como era o treinamento e sair com “O Carvalho Austríaco”Por Lara McGlashan, MFA, CPTTraduzido e Adaptado por Gabriel Ortiz

Arnold é uma força enorme – uma pessoa muito sociável. Ele extrai energia por estar perto de outras pessoas, ele é como um ímã, atraindo pessoas próximas a ele de uma forma muito pessoal. “

– Frank Zane
Pergunte a qualquer homem no ginásio qual corpo que ele mais admira na história do fisiculturismo, e nove vezes fora 10 eles vão dizer “Frank Zane.” Ele tem um shape icônico – Incrivelmente magro e perfeitamente equilibrado com limpas, belas linhas. Milhares de pessoas celebraram o esporte com aspirações de se aproximar da perfeição corporal que Zane possuía em seu auge – ele possuía um físico que lhe rendeu títulos como Mr. América, Mr. Universo e Mr. Olympia várias vezes. Aqui, Zane revela como era essa Era de Ouro, com Arnold Schwarzenegger como um parceiro de treino, amigo e adversário digno no palco. 

Quando você conheceu Arnold? 

FZ: Eu o conheci em 1968 na competição de Mr. Universe. Eu tinha ganhado o Mr. América da semana anterior e os promotores me convenceram a vir para o Mr. Universo. E havia Arnold – branco e grande e volumoso sem pernas, usando tênis branco, calça listrada e uma camisa havaiana! [Ele ri.] Eu estava em forma, tinha um bom bronzeado e estava cortado, então eu ganhei dele e venci aquele show bem facilmente. Eu fui um dos únicos caras que conseguiram vencê-lo na competição, e esse show era meu. Logo após o Universo, eu fui para a Califórnia para uma sessão de fotos e fiquei com Arnold em seu apartamento, dormindo em um berço por duas semanas. Nós treinamos na Gold´s em Venice, que era nova – um grande, espaço luminoso cheio de novos equipamentos e caras sérios e competitivos. Nós levantávamos, comíamos, e íamos ao ginásio, comer, ir à praia, atirar, comer, ir ao ginásio, comer, dormir, e eu pensei: “Esta é a vida!” Eu estava realmente em grande forma e percebi que a Califórnia era o lugar onde eu precisava estar. Me realoquei logo depois disso.

Já vivendo na Califórnia, você continuou treinando com Arnold?

FZ: Todos nós treinamos juntos, eu e Arnold e Franco [Columbu], e Dave Draper, também. Era nosso círculo de amizade. Eu trabalhei como professor de matemática, por isso durante o ano eu treinei à tarde com todo mundo, mas ao longo dos verões eu faria dois treinos por dia, de manhã e à noite. Em 1970, Arnold e eu treinamos juntos intensamente para o Mr. Universo da NABBA em Londres. Ganhar esses shows eram uma grande carta na manga, naqueles dias, então nós queríamos capturar esses títulos. 

Como foi seus treino para essas competições?

FZ: Nosso regime de treino era muito focado, o que eu adorava, porque era o jeito que eu treinei sozinho por tantos anos. Os treinos tinham um ritmo ótimo sem muito descanso entre as séries, intensidade alta e volume de treino alta com três grupos seis vezes por semana: peito e costas na segunda e quinta, perna na terça e sexta e deltóides e braços nas quartas e sábados e domingo um dia sem treino / off. Era muito cansativo, mas funcionou muito bem. Estávamos em ótima forma, e Arnold ganhou o Mr. Universo Pro e eu ganhei o Amador..

Quando você diz “Treino de alto volume” que tipo de volume você se refere?

Nós fazíamos um monte de séries. Muitas. Muitas. Por exemplo, nós fazíamos agachamento completo, indo bem abaixo do paralelo, no dia de perna. Começávamos com 60 quilos, subiamos para 85, depois 100, 130, 140, 165 e 200kg. Para cada série eu fazia 10 repetições – Arnold só fazia oito. (Eu era melhor em agachamento, porque eu tinha pernas mais curtas do que ele.) Então, se você está fazendo a matemática que é 70 agachamentos por treino, 140 por semana, usando peso pesado… Brutal!

Você usava alguma técnica de treino avançada?

FZ: Nós não íamos até a falha muito; as vezes fazíamos repetições forçadas antes de um campeonato para atingir um pico de performance e puxar um pouco mais, mas na maioria das vezes faríamos pirâmides crescentes para 6 – 7 séries. Surpreendentemente, Arnold não usava pesos muito pesados para um cara do seu tamanho, mas sua execução era perfeita e ele realmente sabia como isolar os músculos. Ele fazia rosca direta com halteres de 15kg, mas sua forma era tão boa e ele espremia e apertava os músculos em cada repetição, que ele conseguiu ótimos resultados.

Você aprendeu alguma lição com Arnold sobre treino?

FZ: Nós aprendemos muito um com o outro. Por exemplo, ele me mostrou como obter um pico de bíceps supinando um pouco meu pulso enquanto eu levantava o peso. Em troca, eu lhe mostrei como desenvolver tríceps, apresentando-o a rosca francesa unilateral com halteres, que ele nunca tinha feito antes de treinar comigo. 

E poses – vocês praticavam juntos também?

FZ: Estávamos habituados a ter mini-clínicas de pose, eu, Arnold e Franco, em seu apartamento e nós criticávamos uns aos outros. Mais tarde, quando Arnold se aposentou, a gente ia até a ele, e ele nos dizia cada pequeno aspecto que precisávamos para trabalhar. Uma vez em 1977, Robby Robinson, Boyer Coe e eu fomos até ele antes de uma competição posar e ele disse: “Esta noite, Frank, você teria sido terceiro. Você perdeu seu equilíbrio três vezes, o seu pé está muito para a frente e você precisa torcer um pouco mais para o lado por isso. “Ele compartilhou tudo isso em detalhes incríveis que poderia fazer ou quebrar uma rotina. Ele foi um dos melhores treinadores de pose que já existiu. 

Você saia com Arnold socialmente?

FZ: O tempo todo. Íamos para Tijuanacomprar lembranças, ou praticávamos arco e flecha na escola secundária local. Era engraçado porque Arnold sempre acertava a primeiraflecha direto no centro do alvo, mas depois ele não conseguia atingir o centro novamente. Eu já praticava há muito tempo, então eu iria vencê-lo regularmente. Eu também poderia vencê-lo com bastante folga no boliche [ele ri]. Eu gostava de fazer atividades com Arnold que eu poderia vencê-lo!

Divisão de Treino de Arnold e Frank Zane

  • Segunda & Quinta – Peito & Costas
  • Terça & Sexta– Pernas
  • Quarta & Sábado – Ombros & Braços
  • Domingo – Off

Cinco Fatos Pouco Conhecidos sobre Frank Zane

  • Ele é um mestre no Arco e Flecha 
  • Ele toca harmonica e guitarra, canta e faz suas próprias flautas de bamboo 
  • Uma vez ele comorou uma BMW usada de Arnold por $1,500 dólares 
  • Seu primeiro emprego era ajustando os pinos do boliche com 15anos 
  • Ele escreveu e cantou uma música para Arnold no Arnold Classic: 

In my life, been fortunate enough
To know Arnold Schwarzenegger, and that’s no bluff.
Training with him, best workout partner ever had,
Showed me how he’d win, and for that I am glad.
Before a contest my biggest thrill I think,
Was showing him my posing and watching him blink
He’d say ‘Wow, you’re looking really fine,
Now do that vacuum pose one more time!’
” Na minha vida, tive a maior sorte que alguém já teve
De conhecer Arnold Schwarzenegger, e isso não é blefe.
Treinando com ele, o melhor parceiro de treino que fiz,
Me mostrou como ele ia ganhar, e por isso estou feliz.
Antes de um campeonato a minha maior emoção que eu acho,
Foi mostrar a ele minhas poses e vê-lo impressionado
Ele dizia: ‘Uau, você está sagaz,

Agora, faça a pose do vacuum uma vez mais! “

0 0 vote
Article Rating

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, fisiculturista natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes ou doping pela WADA. Compete no Brasil e Estados Unidos. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas, inclusive premiados com o título 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos e musa 'Diva Fitness' em 2017 pela WBFF. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
most voted
newest oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Costa
Diego Costa
6 anos atrás

Muito boa a entrevista… Um site que traz conteúdo original… Parabéns Ortiz…

gabriel
Admin
6 anos atrás
Reply to  Diego Costa

Muito obrigado, amigo dos Ferros!!! Continue acompanhando!
Abraços

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x