Bem, você quer ficar grande, mas chegou numa fase no seu treinamento que não cresce mais? Você já está quase apelando para drogas perigosas e outros métodos duvidosos que a longo prazo não te trarão saúde? Vale a pena ler o artigo abaixo “4 Motivos que te Impedem de Ser Grande” e entender as razões do porquê você não estar mais crescendo e ganhando músculos! Leia e siga as dicas para você ficar grande natural!
O que eu mais vejo são pessoas realizando treinos de 1h, mas 1h com conversa, 1h com descansos excessivos, 1h com preguiça e mexendo no celular. Dessa forma você não dá estímulo suficiente e contínuo pro músculo. Vejo pessoas metidas a “time efficient“, mas a maioria dos estudos recentes e os maiores nomes do fisiculturismo natural dos Estados Unidos já comprovaram que volume e intensidade é o que funciona. Claro, com uma progressão e variação devida. Um dos grandes motivos de você não ser grande é não levar isso em conta.
Referências
Peterson MD, Sen A, Gordon PM. Influence of resistance exercise on lean body mass in aging adults: a meta-analysis. Med Sci Sports Exerc.2011
Até mesmo os próprios instrutores de academia não sabem, pessoas que deveriam estar estudando pra te ensinar… imagina você, iniciante. Se você não é fisiculturista (até mesmo muitos deles não sabem ou acham que sabem) você não sabe executar a maioria dos exercícios importantes. Você se aproveita do balanço, do momentum. Você não usa tensão constante no músculo alvo, você usa músculos auxiliares para executar os exercícios, você tem má forma, por essas e outras… não vai ser grande…
A execução é o tijolo que você vai colocar na sua construção, se não colocar direito literalmente vai ficar tudo torto. Pouquíssimas pessoas conhecem conceitos como progressive overload, deload, adução de escápulas em supinos e desenvolvimentos, adução em remadas, encaixe articular, retroversão do quadril e uma série de outros conceitos básicos em treinamento. Espero em próximos artigos elucidar esses conceitos, ou em consultorias de treinamento.
O maior erro é não usar o tanto de proteína suficiente para reparação tecidual. Uma boa média é entre 1,8g e 2,2g de proteína por kg de peso desejado. Para quem usa esteróides mais. Mas suponhamos que você é natural e não come nem sua média basal (o necessário para sobrevivencia e funcionamento dos órgãos). Calculadoras online não são a melhor forma, o ideal é que você consulte um especialista, mas dá uma olhada no link para ter ideia do seu gasto basal com exercícios:
Se você não come nem o basal dificilmente ou impossivelmente terá ganhos… se você não sabe quanto come pior ainda, ou está fadado a não ter um bom percentual de gordura ou está fadado a não ganhar massa muscular. Digamos que sua taxa metabólica basal é de mais ou menos 2.100kcal, você gasta mais 600kcal de atividade diária, pois anda de um lado pro outro, dá banho no cachorro, cuida dos seus filhos, vai na padaria a pé etc, e mais 300kcal de exercício físico – treinamento de força.
Esses são cálculos para um homem ativo e jovem que treina pesado de verdade. Então vamos lá, isso tudo dá 3.000kcal, ou seja, 3.000kcal para manter o peso sem nenhuma mudança, seja de emagrecimento ou ganho de massa muscular. Um déficit de 300 a 500kcal , ou seja, consumo de 2.700 seria suficiente para perder gordura, sabendo dividir bem os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e um pequeno superávit de 10 a 20% seria suficiente para ganhar massa muscular treinando PESADO, usando métodos de intensidade e sabendo aplicar uma periodização.
Para ter uma noção do que você come eu indico o aplicativo MYFITNESSPAL
Um motivo essencial. Caso queira fazer alguma coisa bem feito você precisa aprender sobre ela. Se você fica perambulando pela sala de musculação, não sabe o nome dos músculos principais, da ação deles, dos exercícios e movimentos necessários para estimulá-los você está perdendo seu tempo. Ou contrate alguém que saiba ou estude. Mesmo contratando é perigoso estar levando gato por lebre.
Caso você não saiba nem que músculo está contraindo ao realizar algum movimento você está completamente perdido. É como querer tirar leite de vaca sem saber onde é a teta. Falta de estudo leva ao uso precoce de esteróides anabolizantes (Leia 10 Mitos da Indústria dos Esteróides), falta de estudo te faz copiar e colar tudo o que os outros estão fazendo, te faz contratar “coaches” que nada sabem e pior.. te faz ser um “ser humano” como o da figura abaixo, usando óleo em seu corpo “achando que é grande”.
Esses foram 4 motivos rápidos, mas existem muito mais motivos pelo os quais você não está crescendo. Quer saber mais? Clique em “Seja meu aluno” e procure informações sobre como você pode crescer natural e saudável.
Gostou do artigo? Cite a fonte, linka nosso site ou mande um e-mail para uma parceria em nossos formulários de contato!
Excelente artigo mestre Ortiz! São pontos muito importantes. Outro fator que acredito que deva ser levado em consideração, é o fator “sono”. Alguns estudos conduzidos comprovam que indivíduos que não dormem adequadamente bagunçam completamente o eixo hormonal, elevam os níveis de cortisol, diminuem os níveis de testosterona, de modo que, ao estarem em um superávit calórico, ganham mais gordura corporal do que massa magra.
Com certeza, mano! Faltou mesmo… Condição indispensável para reparação tecidual, produção hormonal, funcionamento cerebral… Fica pro próximo artigo! hehehe