Publicado: 28 de Novembro de 2013 em:

Sergio Oliva e Vic Richards Pt.II

 

O ESTÍLO DE DIETA E TREINO DE SERGIO OLIVA

    
Eu lembro de assistir Sergio treinar peito em 1969. Na época, Zale tinha publicado as medidas de Oliva:  1,75m, 107 kg 143 cm de tórax, 74 cm de cintura e 54 cm de braços. Sergio fez super-séries de supino com paralelas, fez entre 8 e 10 super-séries com 102 kg a 125 kg no supino e o peso corporal nos mergulhos.
 
 Curiosamente, ele fazia quatro repetições parciais três quartos da extensão próximas ao peito, seguidas por uma repetição completa e depois mais quatro movimentos parciais seguidas de uma completa e assim por diante por cerca de 15 a20 movimentos por série. Nos mergulhos que ele fazia o mesmo , uma grupo de repetições parciais seguidas por uma repetição completa e assim por diante por pelo menos 20 repetições. 
 
Até que ao final de suas super-séries, o peito de Sergio estava enorme como um zepelim . O ponto é, Sergio ficou enorme fazendo um monte de séries, parciais, altas repetições mais altas e contrações de pico até um congestionamento muscular completo.
 
Tenho certeza que muitos de vocês já ouviram as histórias sobre a alimentação prodigiosa de Sergio ao longo dos anos. Alguns de seus truques nutricionais incluíam panquecas de banana , shakes de chocolate, refrigerantes e pratos cheios de ovos. Sergio gostava de beber grandes quantidades de shakes de proteínas batidas com leite logo a seguir do final do treino. Sergio era um grande consumidor de bifes, ovos, panquecas e muito mais.
 
Muitos jovens que querem ficar grande não obtem calorias suficientes e não consomem gorduras o suficiente na sua alimentação. Eles também não consomem combinações o suficiente de carboidratos, a partir de açúcares simples, intermediários até os carbos de cadeia longa.
 
Definição é diferente da massa . Você não pode ter as duas coisas. Você pode comer o ano inteiro , como se estivesse se preparando para um concurso e ganhar tamanho muito lentamente ( se é que irá ganhar) . Ou você pode fazer o que a maioria dos grandes fisiculturistas têm feito para ficar grande – comer um monte de todos os alimentos e treinar duro e pesado. Dietas de competição, as que você lê nas revistas, são para fisiculturistas avançados.
O ESTILO DE TREINO E DIETA DE VICTOR RICHARDS 
Victor Richards poderia ser o assunto de enciclopédias quanto ao assunto treinamento e volume de comida. As pernas de Vic são maiores e mais espessas agora do que a porção superior de seu corpo é , porém ele está aumentando a parte superior do corpo rapidamente ainda mais. Quando Vic começou a treinar , ele começou a trabalhar nos exercícios básicos para construção de massa , os tipos de movimentos que utilizam uma grande quantidade de grupos musculares em vários movimentos articulares . Exercícios como supino , agachamento e leg press. Vic nem sequer faz extensões de perna ou roscas, dois exercícios que são universalmente considerados refinadores,  e não construtores de massa.
 
Vic não faz crucifixo ou roscas concentradas. Em vez disso, ele faz supinos pesados com halteres e pesadas roscas diretas. Ele treina muito e pesado, como um bárbaro – na verdade , ele treinou com os bárbaros, Peter e David Paul. Como Sergio, Victor trabalhou em cima do básico. Durante seus primeiros organizados e estáveis sete meses de treinamento, o peso de Vic subiu de 97,5 kg  118 kg e ele costumava passar duas horas apenas treinando pernas – fazendo apenas agachamento. (Paul Anderson costumava fazer a mesma coisa e , com as coxas de 94 cm, ele é o único cara que tinha pernas maiores que as deVic).
 
Vic é um pouco diferente em relação a Sergio, uma vez que Vic gosta de treinar mais pesado com menos repetiçõe. Mas, novamente , deve -se salientar que no início da carreira de Sérgio (antes dele conhecer Bob Gujda em Chicago) , Sergio tinha sido um levantador de pesos, e consequentemente, fezia repetições mais baixas em seu treinamento. Enquanto ele era um levantador de peso , entretanto, Sergio praticava secretamente exercícios e séries de bodybuilding, e é por isso que ele parece do jeito que ele é, em comparação com outros levantadores de peso.
Eu penso que tanto Vic e Sergio romperam as regras convencionais na forma como eles treinam para massa. Ambos usam pesos razoavelmente pesados, mas também não parecem seguir o sistema de descanso e recuperação convencional ou fazer o padrão de três séries de 6-8 repetições para massa . Sergio nunca deveria ter se recuperado de seus longos e árduos exercícios em adição à sua rotina de trabalho braçal, mas ele o fez, e a razão disso é que ele estava tão bem alimentado através de sua dieta rica em carboidratos .
 
Ambos esses homens agora parecem preferir repetições mais altas e várias séries. Na verdade, Victor diz: Eu realmente não conto as minhas séries. Eu simplesmente sigo em frente até que eu sinta que terminou. Eu acredito que às vezes eu faço 15 a 20 séries em algum exercício de perna.
 
Observando Sergio e Vic , podemos estabelecer que a obtenção de massa exige várias séries com pesos razoavelmente pesados na faixa de 8-15 repetições. Mas o que dizer a todos vocês que dizem que já tentaram isso , mas não ficar maiores, e que apenas conseguiram alcançar o overtraining ?
 
Eu digo para observar sua sua dieta ! Quanto mais energia armazenada através da sua dieta, menor a probabilidade de que você venha a entrar em overtraining em seu programa de massa de exercícios básicos, porque você poderá mobilizar essa energia armazenada para atender às suas demandas e, assim, construir músculos. Em segundo lugar, não tente usar peso demais ou sempre tentar aumentar seus pesos de treinamento. Use pesos razoavelmente pesados nos exercícios básicos, mas faça repetições suficientes para que você obtenha um pump de qualidade!
 
Grandes comedores, se também treinarem duro , obtem músculos enormes . Victor, assim como Sérgio, frequentemente são grandes glutões na mesa de jantar . Aqui está o que Vic diz sobre comer para a massa : Eu como tanto quanto eu posso de arroz integral , farinha de aveia , ovos e mandioca. Eu gosto de um monte de peitos de frango e ovos, por vezes, 60 claras de ovos em um dia , às vezes 10-15 peitos de frango .
 
É óbvio que tanto Sergio e Victor consomem milhares de calorias por dia e convertem esse suco calórico em músculos através de exercícios pesados, longos e árduos com ênfase em um pump de qualidade . Para ficar realmente enormes, e aqui estão os requisitos básicos:
 
  1.  Um monte de boa comida. Muitas homens grandes obtêm sua proteína calorias extras através de shakes de proteína. Frango e claras de ovos são o seu suporte. Você também tem que comer bastante carboidratos e gorduras para um excedente de energia e calorias em excesso
  2. Exercícios básicos que consistem em exercícios multiarticulares ( ao contrário dos exercícios de isolamento) , como supino, supino com halteres , paralelas , desenvolvimentos por trás do pescoço, inclinados, remadas , agachamentos , leg press e roscas .
  3. Faça entre 5 a 10 séries de seus exercícios básicos e varie as repetições entre 8 a 15 , ou talvez mais um par a mais nos exercícios para perna. Treine em um bom ritmo para um congestionamento profundo dos músculos.
  4. Ouça o seu corpo . Enquanto Sergio ficou grande treinando todos os dias e Vic fez praticamente a mesma coisa , nem um desses homens repetia o treino de grupos musculares sem descanso significativa entre eles. Vic provou que você não precisa ser escravo de qualquer sistema de treino. Você pode vir para o ginásio e treinar apenas o leg press ou apenas trabalhar a supino com halteres, mas certifique-se de fazer muitas séries, enquanto varia o número de repetições. Faça do treinamento algo divertido e desafiador, nada de treinamentos velhos e chatos o tempo todo.
  5. Não há dúvida de que os esteróides anabolizantes vão fazer você ganhar massa mais rápido. No entanto, massa ganha do jeito certo, naturalmente, através de montes de comida e anos de treinamento duro , dura mais e tem maior qualidade. Além disso, você não terá que se preocupar com os possíveis efeitos colaterais prejudiciais à saúde, dos esteróides . Você pode ter todos os esteróides no mundo e se você não trabalhar duro e corretamente, comendo comida o suficiente , você não vai chegar a lugar nenhum ! Vic e Sergio são os maiores, com mais animalia do que o resto de nós, porque eles têm feito coisas da maneira certa – para a massa !
0 0 vote
Article Rating

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, fisiculturista natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes ou doping pela WADA. Compete no Brasil e Estados Unidos. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas, inclusive premiados com o título 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos e musa 'Diva Fitness' em 2017 pela WBFF. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
most voted
newest oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Diêgo de Amorim
10 anos atrás

Muito bom post! Adoro o bodybuilding clássico. Vou acompanhar o blog. Parabéns!

Gabriel Ortiz
10 anos atrás

Obrigado, Diego! Acompanhe que muita coisa boa esta por vir!
Abc e bons treinos!

ferbis
ferbis
4 anos atrás

vic nao comia as gemas dos ovos ?

Eliezer
Eliezer
3 meses atrás

Eles nunca tomaram esteroides?

gabriel
Admin
1 mês atrás
Reply to  Eliezer

Tomavam e muito!

5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x