Publicado: 7 de Outubro de 2014 em:

O Segredo da Musculação

Lendo e vendo o filme “O Segredo” refleti sobre as palavras de Tom Platz, Arnold Schwarzenegger e do consultor esportivo e hipinólogo Pete Siegel (hipnólogo de vários times NFL e do grande Tom Platz). 

A área de psicologia no esporte é tão importante, principalmente no bodybuilding, que existem relatos que o próprio Arnold estou a fundo psicologia com seu parceiro na áustria, Karl Gerstl.Vendo tudo isso, refleti na seguinte frase:

 “Pense e será grande”
 
O poder do pensamento tem forte influência em nossas vidas, disso não tenho dúvida – quando você lembra de uma pessoa que não vê há muito tempo você lança impulsos mentais, já não aconteceu desta mesma pessoa te ligar ou de encontrá-la na rua?
 
Quando você está pra baixo, se sentindo mal ou mesmo quando as pessoas dizem “Você me parece mal, está doente?” Já não percebeu que te tratam mal ou você fica mesmo doente? O próprio Arnold sabia disso, e usava isso contra seus concorrentes com frases como: “Lou, você não se alimentou bem hoje? Me parece fraco”
 
Agora… você já se sentiu bem, disposto e feliz e observou como tudo dá certo?
 
Minha proposta é: Sinta-se grande, visualize seus músculos crescendo; no treino, antes de dormir, durante o dia. Imagine que é grande e assim você será! Isso serve pra tudo, imagine-se rico, feliz, saudável. Estamos aplicando aqui a proposta do “Segredo” em nossos treinos.
 
Quem fazia isso? “Isso é besteira!” você pode dizer… Pois é… Quem teve as melhores pernas do fisiculturismo? Tom Platz? Ele utilizava essa técnica? Não… Ele era essa técnica! Quem mais? Quem é o ícone do fisiculturismo? Arnold? Ele usava? Ele dissertava sobre isso, inclusive em artigos por ele escritos. (esse artigo foi escrito há tanto tempo, mas não publicado, que nem havia ainda Kai Greene na cena) Kai sempre diz: Você é seu criador. Ou seja, você é sua força criadora! Creia nisso!
A influência psicológica é tão forte nos treinos, que até mesmo no picareta livro Body For Life, um “bestseller” é recomendado utilizar palavras de auto-indução antes dos exercícios… 
“Light Weight Babyy” Coleman falava antes de seus levantamentos pesados. Acredite: você primeiro levanta o peso na sua cabeça! Então está tudo na cabeça, na mente, no pensamento, no eu interior ou chame do que quiser.
 
Como começar a fazer isso? Veja figuras nas revistas, pegue uma como modelo e tente se aproximar ou ultrapassar aquele limite, olhe pros seus bíceps e imagine como você gostaria que fosse, seu abdome, e treine até morrer!
 
Visualização sem trabalho nada é.
 
Pense na refeição sendo absorvida para seus músculos, nutrindo-os. Arnold costumava imaginar seus músculos como montanhas, ou puxando os planetas ou mesmo empurrando a terra em seus levantamentos. Toda a visualização aqui é válida. Nunca imaginei limites para mim. Nunca pensei que não poderia levantar um peso por maior que fosse. Caso não consiga, saiba que logo, com técnica e paciência, conseguirá seus feitos. Veja o artigo de Arnold abaixo sobre o tema: 

O poder da mente sobre o corpo *

O corpo nunca responderá completamente aos seus treinamentos até que você entenda como treinar a mente também. A mente é um dínamo, uma fonte de energia vital. Essa energia pode ser negativa e trabalhar contra você, ou pode ser utilizada para dar-lhe treinamentos inacreditáveis e desenvolver um físico que se mantenha até suas mais entusiásticas expectativas.

Há várias maneiras específicas em que o poder da mente pode ser utilizado para ajudá-lo a alcançar suas metas:

Visão: O primeiro passo é ter uma visão clara de para onde quer ir e o que quer alcançar. Quando sua visão é poderosa o bastante, todo o resto se ajeita: o modo como vive sua vida, seus treinamentos, os amigos que escolhe como companhia, como você se alimenta, o que você faz para divertir-se. 

“Visão é objetivo, e quando seu objetivo é claro, também o são suas escolhas de vida. A visão desenvolve a fé, e a fé desenvolve a força de vontade. Com fé não há ansiedade nem dúvida, apenas absoluta confiança.”

Visualização: Não basta apenas querer ficar grande, Fisiculturismo é mais do que isso. Ele trata de massa, forma, simetria e definição. É um tipo de escultura. Você tem que ver com os olhos da mente as massas de músculo que estará desenvolvendo, o físico potente que terá no futuro. Assim você terá uma meta bem definida pela qual lutar.

Modelo Exemplar: Quando encontrar alguém que represente seu físico ideal, estude o máximo possível de fotografias dele, recorte suas fotos de revista e afixe-as na parede, faça o que for necessário para ajudar a manter sua mente concentrada na tarefa que tem pela frente. (lembra do que disse?)

Motivação: É a força que o impulsiona e permite que desenvolva uma determinação de objetivo que de fato lhe de a disposição de submetê-lo aos treinamentos mais castigados possíveis. 

Isso faz a diferença entre apenas realizar cinco séries disso e quatro séries daquilo, do que realmente levar seu corpo ao limite.

Estratégia de Treinamento: Você decidiu aonde quer chegar, agora precisa mapear como chegar lá. Esse é o ponto em que você aprende realmente a individualizar suas seções de treinamento, descobre como o seu corpo responde a exercícios específicos e decide que estratégia irá empregar para desenvolver o tipo de corpo que deseja ter.

A Mente no Músculo: A chave para o sucesso nas suas sessões de treinamento é transpor a mente para dentro do músculo, em vez de pensar no peso em si. Quando você pensa no peso em vez do músculo, não consegue sentir o que o músculo está fazendo. Você perde o controle.

Por Arnold Schwarzenegger
0 0 vote
Article Rating

Gabriel Ortiz

Gabriel Ortiz, fisiculturista natural lifetime, ou seja, nunca utilizou esteróides anabolizantes ou doping pela WADA. Compete no Brasil e Estados Unidos. Formado em Educação Física, atua como treinador em Brasília, já preparou e prepara vários atletas, inclusive premiados com o título 'Pro Card' pela ANBF em Dez/16 nos Estados Unidos e musa 'Diva Fitness' em 2017 pela WBFF. Redator e colunista desde 2006, cunhou o termo "Preconceito Muscular".

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
most voted
newest oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Touro
Touro
5 anos atrás

Reflexões importantes, estou aqui lendo tudo na boa,

Carlos
1 ano atrás

Se o Arnold falou, tá falado!

gabriel
Admin
6 meses atrás
Reply to  Carlos

SEMPRE!

3
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x